O item widget-area-1 não está registrado ou não possui um arquivo view.php.

Notícias

No dia 9/11, às 14h, Maria Raquel Passos Lima, coordenadora do ResiduaLab, participa do encontro do Laboratório História e Natureza, com a palestra “O residual como uma agenda de pesquisa das paisagens urbanas”. O encontro ocorrerá presencialmente no Instituto…
Entre os dias 30 de outubro a 01 de novembro de 2023, acontecerão as Jornadas John Monteiro com uma programação repleta de Mesas Redondas, Mini-cursos, e Grupos de Trabalho. As Jornadas contam com um Grupo de Trabalho desenvolvido pelo…
Com grande alegria receberemos a antropóloga Ann Stoler, da New School for Social Research (NY), nessa quinta-feira 19/10, às 15h30h! A conferência é uma realização do Instituto de Ciências Sociais e do PPCIS/UERJ junto com o ResiduaLab e o…
No dia 15/10/2023, João Velame participará do IUAES-WAU – 19th World Anthropology Congress 2023, apresentando no painel virtual 78 “Emboying Visual and Digital Anthropology” . Atualmente, João é doutorando em Ciências Sociais no PPCIS/UERJ e completou seu mestrado em…
Nesta quarta-feira, 11/10, às 14h30, a coordenadora do ResiduaLab, Maria Raquel Passos Lima é convidada do Encontro do Inarra! O Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Sociais / INARRA foi criado em 1994 no Programa de Pós-Graduação em Ciências…
Na segunda-feira, 12/09 às 17h, a coordenadora do ResiduaLab, Maria Raquel Passos Lima será palestrante do Simpósio Discente intitulado “Territórios, Tecnologias e Culturas” (Tetecul), do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/UERJ). Você pode conferir a programação completa…
O Residualab abre convocatória para seleção de estudantes voluntários do programa de Iniciação Científica voltado ao desenvolvimento de estudos urbanos que mobilizem as visualidades, especialmente o audiovisual. Podem se candidatar preferencialmente (mas não exclusivamente) estudantes do curso de Ciências…
O I Fórum de Antropologia dos Resíduos da América do Sul é uma realização do ResiduaLab junto a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e integra a programação da XIV RAM. Para mais informações, leia o folder abaixo!…
Waste as an Anthropological Issue May 17 marks World Recycling Day, officially declared by UNESCO, with the aim of raising awareness of the importance of recycling as a tool for proper waste management and to mitigate climate change. For…
No dia 12/04, às 18h, ocorrerá a mesa de debate “Resíduos sólidos na Baía de Guanabara: consequências e soluções possíveis”. A mesa propõe diálogos acerca da problemática dos resíduos sólidos na Baía de Guanabara. O debate irá abordar as…
No dia 24/03, às 14h, o Ciclo de Seminário do ResiduaLab recebe o pesquisador Naylor Vilas Boas, do Laurd/ProURB/UFRJ, para o seminário “O desmonte do Morro do Castelo e outras histórias: Um olhar através das representações digitais. A apresentação falará…
Malcom Ferdinand irá lançar o livro “Uma ecologia decolonial”, publicado pela Ubu Editora. O evento ocorrerá no dia 06/03, às 19h, na Travessa Botafogo. Na ocasião, Ferdinand conversará com a antropóloga Maria Raquel Passos Lima, professora da UERJ e coordenadora…
O ResiduaLab tem o prazer de receber o filósofo Malcom Ferdinand (CNRS/Paris 9) em seu evento de abertura de 2023! Com o título “Por uma ecologia-do-mundo: perspectivas decoloniais sobre o meio-ambiente”, o seminário apresentará algumas das ideias centrais do…
No dia 23/02/23, tivemos a primeira defesa de trabalho de conclusão de curso do ResiduaLab. A pesquisadora Jamílly Taina do Carmo defendeu sua monografia intitulada: “Ativismo popular e conflito socioambiental em Santa Cruz- RJ: uma abordagem antropológica da infraestrutura…
Neste primeiro semestre de 2023, uma de nossas coordenadoras, Maria Raquel Passos Lima (@mariaraquel_ ) ministrará uma disciplina no @ppcisuerj: “Mudanças climáticas, vida urbana e resistências” “A contemporaneidade, marcada pelo Antropoceno, traz consigo desafios específicos, imprimindo outras escalas, temporalidades e espacialidades…
O “#FestivalRevide! – Movimentos para imaginar Amanhãs” traz diversas rodas de diálogos para revisarmos nossas condutas com o planeta e focar nas soluções que já temos ao nosso alcance. Neste domingo (13), o ResiduaLab participa da mesa: “Práticas do…
No dia 11 de novembro, ocorrerá a oficina “Ciencias Sociales e Infraestructuras en América Latina. Miradas cruzadas entre Brasil y Argentina”, organizado por Ana Spivak L’Hoste, Julia O’Donnell y Dhan Zunino Singh. No evento, na mesa 1, estará Mariana…
Na próxima quarta-feira, dia 17 de agosto, Nate Millington, professor do Departamento de Geografia e do Manchester Urban Institute da Universidade de Manchester, ministrará a palestra “Urbanismo Reparativo: A reutilização e ressignificação da infraestrutura na cidade desigual”, como conferência…
Coordenada por Camila Pierobon (CEBRAP) e composta por Julia O’Donnel (UFRJ), Mariana Cavalcanti (UERJ) e Ranna Correa (UFRGS), com comentários de Alessandro Angelini (JHU), a mesa visa discutir a água como objeto etnográfico fundamental para pensar a produção das…
Convidamos todas e todos para o lançamento do livro “O avesso do lixo: materialidade, valor e visibilidade”, pela Editora UFRJ! Resultado da pesquisa da antropóloga Maria Raquel Passos Lima no Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, ‘O avesso do lixo’ aborda o…
Na próxima quarta-feira, 13/04, às 14h, o Ciclo de Seminários do ResiduaLab recebe o diretor, roteirista e professor Simplício Neto para a exibição e debate do filme “Carioca era um rio” (2013)! O documentário explora o rio que deu…
Ao longo de 2022, realizaremos o Ciclo de Seminários do Laboratório de Estudos Sociais dos Resíduos da UERJ! Com o ciclo, teremos a oportunidade de encontrar pesquisadores e pesquisadoras que desenvolvem trabalhos em profundo diálogo com os eixos temáticos…
Convidamos para o lançamento internacional do livro The Language of the Becoming City: Making Spacial Justice from Conflicts, Commons, Networks and Hybridity (Editora JOVIS Verlag). A obra é fruto da colaboração entre os pesquisadores Solano da Silva, Evelyn Fernandes,…
Reparative Urbanism: Informality, infrastructural repurposing, and collective life in the wake of the pandemic Convidamos para a abertura do seminário: Urbanismo Reparador, a série de seminários do grupo de Infraestruturas urbanas da Universidade de Manchester, nessa 5a, 17/02, às…
Maria Raquel Passos Lima, coordenadora do ResiduaLab, foi uma das convidadas do colóquio “Co-creating alternative `zero-waste’ urban imaginaries: sharing experiences and practices” na Universidade de Utrecht. Com o trabalho “Imagining waste from the South: political struggles for fair residual…
Ciclo de Trajetórias com Arte e Ciências Sociais do Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais – GRUA/UFRJ Na sexta-feira (27/08), a convidada do Ciclo é Maria Raquel Passos Lima, professora do departamento de antropologia do Instituto de Ciências Sociais…
Convidamos para o lançamento do livro “A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus 10 anos de execução: balanço dos avanços e retrocessos”. O livro tem como objetivo apresentar uma análise do panorama legal referente à política socioambiental voltada…
A pesquisadora Valéria Bastos e o representante dos catadores de Jardim Gramacho Sebastião dos Santos publicaram uma entrevista sobre os impactos da pandemia de covid-19 sobre o trabalho dos catadores de Jardim Gramacho na revista Mais Ambiental – Revista…
A revista AntHropológicas da UFPE acaba de lançar o dossiê Visões críticas e cosmopolíticas para uma antropologia da infraestrutura Latino Americana, organizados por Alex Vailati e Anthony D’Andrea. A proposta do dossiê é divulgar o debate internacional do recente campo…
As professoras Maria Raquel Lima e Clarice Peixoto, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Culturais – INARRA, oferecem no primeiro semestre de 2021, relativo ao período letivo 2020-2, o curso de Antropologia Visual como disciplina eletiva…
As organizadoras da edição sobre a obra de Daniel Miller Ana Carolina Balthazar (PUC -RJ) e Monica Machado (UFRJ) falaram sobre o dossiê recém lançado em uma live organizada pela Revista Sociologia & Antropologia do PPGSA/UFRJ. Com a mediação…
Acaba de ser publicado na revista Sociologia & Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, um número especial dedicado à obra do antropólogo londrino Daniel Miller e sua influência nas ciências sociais brasileiras. A publicação,…
Acaba de ser lançado o dossiê Antropologias do lixo/resíduos sólidos: economia circular e experiências inovadoras pela revista Iluminuras, publicação eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – BIEV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Organizado pelas…
Histórico