Notícia / 1 mar. 2023

Palestra Malcom Ferdinand – UERJ

O ResiduaLab tem o prazer de receber o filósofo Malcom Ferdinand (CNRS/Paris 9) em seu evento de abertura de 2023!

Com o título “Por uma ecologia-do-mundo: perspectivas decoloniais sobre o meio-ambiente”, o seminário apresentará algumas das ideias centrais do filósofo, desenvolvidas nos últimos anos sobre a relação entre questão ambiental e a história colonial.

A proposta é discutir a noção de uma “ecologia decolonial”, pensada a partir do Caribe, e articulada com questões globais contemporâneas como neocolonialismo, racismo ambiental e os legados da plantation.

A apresentação será a aula inaugural do curso “Mudanças Climáticas, vida urbana e resistências”, ministrado pela antropóloga Maria Raquel Passos Lima (@mariaraquel_ ) no @ppcisuerj e integra o Ciclo de Seminários do ResiduaLab 2023.

Malcom Ferdinand @malcomsun é engenheiro ambiental e doutor em Ciência Política. Por sua obra, “Uma ecologia decolonial – Pensar a partir do mundo caribenho”, o filósofo recebeu o Prix du Livre de la Fondation de l’Écologie Politique em 2019. O lançamento pela @ubueditora acontecerá no 06/03 às 19h na @livrariadatravessa de Botafogo.

Atualmente, ele é pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e atua no Institut de Recherche Interdisciplinaire en Sciences Sociales (Irisso) da Université Paris Dauphine-PSL (Paris 9).

Durante o evento, a Coalizão @oclimaedemudanca apresentará iniciativas do RJ em uma roda de conversa com Malcom Ferdinand e os demais presentes. Participarão: Lennon Medeiros (@visaocoop), Mariana Galdino (@labjaca), Bruno Araújo (@jaca_rio) e Marcele Oliveira (@agendarealengo2030)

No dia 06/03, 2a, às 10h

Na UERJ/Maracanã – Auditório 71 (7o andar)

Agradecemos a Rodrigo Bulamah, a Ubu editora e a Embaixada da França no Brasil pelo apoio na organização.

O evento é uma realização do ResiduaLab com o PPCIS (@ppcisuerj) e a UERJ (@uerj.oficial).