O item widget-area-1 não está registrado ou não possui um arquivo view.php.

Equipe

Coordenadoras

Maria Raquel Passos Lima

Professora adjunta / UERJ
Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e Bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É professora adjunta do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade e do  do Estado do Rio de Janeiro. Foi professora adjunta do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (DGP/IEAR/UFF) de 2018 a 2020 e professora substituta do departamento de sociologia do Instituto de Ciências Sociais da UFRJ de 2015 a 2017. Realizou Pós-doutorado em sociologia com bolsa financiada pela CAPES pelo PPGSA da UFRJ em 2017. É pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Sociais – INARRA/UERJ e ao Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais – GRUA/UFRJ. Suas pesquisas se desenvolvem na interface entre antropologia urbana, ambiental e visual, em diálogo com políticas públicas e política dos movimentos sociais. Seus interesses se voltam para questões ambientais e urbanas em torno dos resíduos sólidos, industriais e tóxicos, infraestruturas urbanas e modos de vida nas margens da cidade, assim como ativismos socioambientais e dimensões performativas e imagéticas da mobilização de categorias sociais populares.

Mariana Cavalcanti

Professora adjunta / UERJ
Doutora em Antropologia pela University of Chicago e professora adjunta do departamento de Estudos Sociais do Instituto de Estudos Socais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) desde 2015. Foi Peggy Rockefeller Visiting Scholar do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Harvard University em 2020-21,  e professora da Escola de Ciencias Sociais/CPDOC da Fundação Getulio Vargas entre 2008 e 2016. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, e suas pesquisas se dedicam ao entrecruzamento dos temas da moradia, da urbanização e da produção das cidades e das infraestruturas urbanas. Coordena o Grupo CASA: estudos sociais sobre moradia e cidade, e é pesquisadora associada do Urbano — Laboratório de Pesquisas sobre as cidades. Co-editou as coletâneas “O mundo popular: trabalho e condições de vida” (Papéis Selvagens, 2018), com textos da sociologia econômica de Luiz Antonio Machado da Silva e “Occupy All Streets: olympic urbanism and contested futures in Rio de Janeiro” (UR Books, Terreform, NY, 2016). Foi co-fundadora da Casa Fluminense, associação da qual foi também conselheira entre 2013 e 2017. Como consultora, já desenvolveu pesquisas de avaliação de políticas públicas como as Unidades de Polícia Pacificadora e programas de inclusão produtiva para o Banco Mundial.

Pesquisadores associados

Ana Carolina Balthazar

Professora permanente / UCL
PhD em Antropologia Social pela University College London e Professora permanente do Departamento de Antropologia da University College London (UCL). Realizou Pós-doutorado (PNPD/CAPES) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) entre 2017-2021. Pesquisa cultura material, memória e nacionalismo no Reino Unido e Brasil, e tem artigos publicados em revistas acadêmicas internacionais como a American Ethnologist e Journal of Material Culture.

Antonia Gama

Pós-doutoranda / University of Manchester
Doutora em Antropologia Social com Mídia Visual pelo Granada Centre for Visual Anthropology, Universidade de Manchester, onde atualmente é pós-doutoranda pelo ESRC-UKRI (Economic and Social Research Council – UK Research and Innovation), Reino Unido.  

Camila Pierobon

Pesquisadora / Universidade Estadual de San Diego
Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ), com período sanduíche no Center of Latin American Studies (CLAS) da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Pós-Doutoranda no Behner Stiefel Center for Brazilian Studies da San Diego State University. Realizou pós-doutorado no Programa Internacional de Pós-Doutorado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (IPP/CEBRAP), com período visitante no Departamento de Antropologia da Universidade de Johns Hopkins, EUA. Suas pesquisas visam compreender a vida cotidiana das populações de baixa renda na cidade do Rio de Janeiro, com especial atenção para as crescentes ondas de calor e para como as pessoas acessam água potável.

Rodrigo Bulamah

Pós-doutorando / Unifesp
Doutor em Antropologia Social e Etnologia pela Universidade Estadual de Campinas e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2018). É pesquisador FAPESP de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e colaborador do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI/Unicamp). Trabalhando na interface entre antropologia e história, realiza pesquisa no Caribe, particularmente o Haiti e a República Dominicana, com um enfoque em ecologia, ruínas, mobilidade e relações humano-animais. Sua pesquisa atual se debruça sobre dois temas principais, de um lado, as lógicas contra-plantation na formação do campesinato negro nas Américas e no Caribe e, de outro, as relações entre meio ambiente e crise no Haiti a partir de uma etnografia sobre a vida tecnopolítica do carvão vegetal. É também colaborador do projeto Local Indicators of Climate Change Impact (Universidade de Barcelona) e pesquisador associado ao projeto Colour of Labour (ICS, Lisboa).

Valéria Bastos

Professora adjunta / PUC-Rio
Doutora em Serviço Social, sua área de pesquisa está voltada para o estudo das Questões Socioambientais, Urbanas e Formas de Resistência Social. Professora Adjunta I da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio do Departamento de Serviço Social.  Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Socioambientais e Comunitários – GRIPES e integrante do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais – LEUS. Autora do livro Profissão: Catador. Um estudo da construção identitária, lançado pela Editora Letra Capital em dezembro 2014. Pesquisadora apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro- FAPERJ – Jovem Cientista do Nosso Estado. Sua experiência é com ênfase em trabalho social voltado para o contexto socioambiental com Catadores de Materiais Recicláveis, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho Precarizado, Exclusão Social, Políticas Sociais e Contemporaneidade. Participa do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) “Questões Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social” da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Participa do Comitê Regional “Direito à Cidade” do Conselho Regional de Serviço Social CRESS/ 7ª. Região – Rio de Janeiro.

Pesquisadores pós-gradução

Ana Clara Chequetti

Doutoranda / IESP-UERJ
Doutoranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ) e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição. É fotógrafa e trabalha há 10 anos com antropologia visual e pesquisa com imagens. Pesquisa nos temas de megaprojetos urbanos, moradia, ocupações sem-teto, ruínas e destruição infraestrutural.

Bárbara Amoras

Mestranda / PPGSA-UFRJ
Mestranda em Sociologia com concentração em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Graduada em Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense. Participou como pesquisadora do projeto “Cartografia do cooperativismo na Costa Verde: por uma gestão de resíduos socialmente inclusiva e participativa” com bolsa PIBINOVA/AGIR nos anos de 2018 e 2019.

Barbara Grillo

Proatec / UERJ
Mestra em Sociologia com concentração em Antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ (2019). É pesquisadora do ResiduaLab com financiamento do Programa de Apoio Técnico Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão – PROATEC/UERJ. Atualmente, é editora de produções audiovisuais na Kurundu Filmes.

Carolina Peroni Fernandes

Mestranda / PPGGEO-UFRRJ
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGGEO/UFRRJ). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense. Estudante de Pedagogia no CEDERJ/UERJ. Pesquisa questão ambiental e relações internacionais.

Jamílly do Carmo

Mestranda / UERJ
Mestranda em Ciências Sociais pelo PPCIS/UERJ. Membro do coletivo de vigilância popular em saúde Martha Trindade de Santa Cruz- RJ.

Jéssica Ferreira

Doutoranda/UERJ
Bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela Unicamp, com habilitação e especialização em Antropologia pela mesma universidade, mestra e doutoranda em Ciências Sociais, ambos pelo PPCIS da UERJ. Pesquiso pescadores artesanais da Ilha do Governador no Rio de Janeiro, seus ambientes e nos seus cotidianos de pesca. Pesquisadora do ResiduaLab/Uerj.

João Pedro Mina

Mestrando / IESP
João Pedro Mina é bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário IBMR, discente da Especialização em Política e Sociedade e mestrando em Sociologia, ambos no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ). É membro do grupo CASA/IESP e realiza pesquisa no campo de mobilidades em favelas do Rio de Janeiro.

João Vítor Velame

Doutorando / PPCIS-UERJ
Artista Visual Independente. Doutorando (2023) em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Mestre em Antropologia Social (PPGA/UFPB), com graduação em Antropologia, com habilitação em Antropologia Visual, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (Campus I e IV); Bolsista CAPES (2021-2023). Vinculado aos grupo de pesquisa AVAEDOC (Antropologia Visual, Artes, Etnografias e Documentários) e núcleo NEAN OJU OBÁ (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Antropologia Negra). Foi pesquisador vinculado ao GUETU (Grupo de Pesquisa em Etnografias Urbanas) e LABAREDA (Laboratório de Desenho e Antropologia). Tem experiências em desenhos (etno)graficos, se interessa sobre os temas da antropologia experimental e da antropologia da arte, e pela contribuição de ilustrações gráficas na antropologia. Pesquisa os usos e sentidos atribuídos aos instrumentos/coisas com rodas em um fazer-cidade-em-rodas.

Julia Dias Pereira

Doutoranda / PPCIS-UERJ
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da UERJ. Mestra em Políticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS) da UENF. Bacharela em Ciências Sociais pela UENF. Integrante do Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Culturais (INARRA) da UERJ. Colaboradora na Unidade Experimental de Som e Imagem (UESI)/ UENF. Trabalhou como educadora socioambiental no Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte entre 2017 e 2019. Desenvolve pesquisa antropológica de viés etnográfico e fílmico que tem como objetivo investigar como às comunidades ribeirinhas e costeiras residentes em ilhas fluviomarinhas lidam com o contínuo avanço do mar e com as mudanças socioambientais.

Letícia Andrade Batista Silva

Doutoranda/FIOCRUZ
Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz. Mestre em História das Ciências e da Saúde pelo PPGHCS. Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Laboratório de História e Natureza (LabHeN) da UFRJ. Pesquisa dentro da temática da saúde, meio ambiente, cidade e lixo.

Michel Misse Filho

Doutorando / IESP-UERJ
Doutorando em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo também pela UFRJ. Pesquisa questões socioambientais, na interface entre justiça ambiental e infraestruturas urbanas.

Pesquisadores graduação

Carolina Weber

Graduanda/UERJ
Me chamo Carolina Weber e sou graduanda em Ciências Sociais pela UERJ – Maracanã. Tenho interesse na área de Antropologia Urbana e acredito que as cidades nos oferecem uma infinidade de possibilidades de pesquisa. No momento me interesso especialmente pelas grandes metrópoles (especificamente o Rio de Janeiro), que se apresentam como espaços multiculturais onde há intenso fluxo de pessoas e coisas e rápidas mudanças infraestruturais, que influenciam profundamente o cotidianos de seus moradores.

Gabriela Cardoso Krug

Graduanda em Ciências Sociais/UERJ
Me chamo Gabriela Cardoso Krug e ingressei na graduação em Ciências Sociais na UERJ no ano de 2021. Atualmente, sou bolsista Prodocência do Laboratório de Teoria Política e faço Iniciação Científica no ResiduaLab (Laboratório de Estudos Sociais dos Resíduos) Me interesso por Antropologia, Cinema, Cultura, política, estudos anticoloniais e interdisciplinares. Assim, busco através da antropologia ter um olhar para a cidade e suas particularidades.

Jessika Mota

Graduanda / UERJ
Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e estagiária do Núcleo de Extensão e Pesquisa Cidades – UERJ. Atuante na área de Sociologia Urbana.

Lucas Rodrigues

Graduando / UERJ
Graduando em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa sobre animais e suas relações com os humanos nas paisagens multiespécies das favelas.