O item widget-area-1 não está registrado ou não possui um arquivo view.php.

Produção acadêmica

A produção acadêmica do laboratório se baseia em três eixos temáticos:
Urbanidades, (In)sustentabilidades e Visualidades (Saber mais)

  • Eixos temáticos

Publicação
/ Urbanidades
Camila Fernandes, Camila Pierobon, Julia O’Donnel, Maria Raquel Passos Lima, Mariana Cavalcanti, Marcela Araújo, Francesca Pilo’,

Fruto de um trabalho coletivo dos grupos ResiduaLab/UERJ, Urbano/UFRJ e Grupo Casa/IESP/UERJ, o dossiê aposta e explora a ideia das infraestruturas como objeto privilegiado à descrição, crítica e compreensão dos significados das várias formas de se produzir a cidade.

Publicação
/ (In)sustentabilidades
Rodrigo Bulamah

“A plantation esteve no centro do projeto colonial europeu no Caribe e em outras partes das Américas. Contudo, para que pudesse florescer como uma infraestrutura moderna, a plantation dependia de múltiplas conexões regionais e globais, assim como de um amplo espectro de interações entre humanos e mais-que-humanos. Neste artigo, me debruço sobre um conjunto de fontes coloniais, tais como relatos de viagem e romances históricos para retraçar a jornada dos porcos europeus ao Caribe. Ao olhar especificamente para este animal, com um enfoque particular sobre a ilha de Espanhola – atualmente dividida entre o Haiti e a República Dominicana – mostro como o par domesticação e feralização (ou marronage) definia ritmos de colonização ao mesmo tempo em que possibilitava o surgimento de novas e desafiadoras alianças nas margens e fraturas das paisagens coloniais – alianças que podemos chamar também de contraplantation.”

Publicação
/ Visualidades
Adriana Barradas, Alessandra Schimite, Ana Clara Chequetti, Carlos R. S. Moreira (Beto), Éthel Oliveira e Juliette Lizeray

O curta-documentário narra o processo de remoção dos moradores da favela mais antiga do Brasil, o Morro da Previdência. Co-direção de Ana Clara Chequetti, pesquisadora do ResiduaLab e doutorando no IESP-UERJ.

Publicação
/ Urbanidades
Solano da Silva, Evelyn Fernandes, Yvan Ikhlef, Iain Low, Ulrika Lundgren, Katarina Nitsch, Henrietta Palmer e Mariana Cavalcanti

“The Language of the Becoming City” é um livro sobre o ambiente urbano e como ele é transformado por pessoas que estão interagindo com o mundo ao seu redor, enquanto pleiteiam por condições de vida mais justas. É também um esforço para demonstrar como o ambiente urbano pode ser imaginado para além de concepções neoliberais. Outras imaginações, partindo de diferentes perspectivas e incentivos para o desenvolvimento, como a equidade e a inclusão, podem produzir cidades inteiramente distintas. A partir de práticas urbanas em quatro diferentes contextos, na Suécia, na África do Sul, na Índia e no Brasil,investiga quatro dinâmicas para a mudança: conflitos, espaços comuns. redes e hibridismo.

Publicação
/ Urbanidades, Visualidades
Antonia Gama

Este artigo explora o processo de remoção da Vila Autódromo, uma pequena favela localizada em uma área do Rio de Janeiro em franca expansão imobiliária sob o pretexto de melhorias urbanas em resposta aos megaeventos. Com base em um estudo etnográfico com duração de um ano, exploro as estratégias de resistência mobilizadas por moradores e seus colaboradores, principalmente no uso de fotos, vídeos e redes sociais, argumentando que o uso generalizado das tecnologias e infraestruturas digitais está transformando o processo e as práticas de resistência contra o terrorismo político que tem como alvo principal a população negra pobre no Brasil.

Acesse o artigo pelo link.

Publicação
/ (In)sustentabilidades, Urbanidades
Maria Raquel Passos Lima

The article analyzes the case of contamination of the “Volta Grande IV condominium” by industrial waste from Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), in Volta Redonda (RJ). Based on the notion of “steelmaking infrastructure”, the article focuses on political dynamics engendered by toxicity, showing how waste articulates corporate strategies and processes of social contestation.

Publicação
/ Urbanidades
Mariana Cavalcanti

Artigo publicado na coletânea Global Urbanism: Knowledge, Power and the City, organizada por Michele Lancione e Colin Mcfarlane, trabalho propõe pensar a relação entre o global e o urbano, e fornece novas abordagens e teorizações para provocar modos de pensar um conjunto de processos urbanos globais complexos, dinâmicos e profundamente contestados.

Publicação
/ Urbanidades
Ana Carolina Balthazar

O artigo analisa as práticas de habitantes aposentados da cidade de Margate em vista de objetos de segunda mão “made in Britain” e os sentidos políticos do Brexit. Explorando as relações produzidas pelas materialidades que contém “caráter”, compreende-se como as coisas conectam um passado nacional e criam um senso de pertencimento coletivo que ressoa na política mais ampla.

Publicação
/ Urbanidades
Valéria Pereira Bastos

O livro analisa o processo histórico de construção da categoria profissional “catador”, com base na longa inserção profissional da autora no Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, Duque de Caxias – RJ. Com o objetivo de identificar os principais instrumentos de construção identitária da categoria, sua organização e mecanismos de fortalecimento, o estudo assume que o reconhecimento oficial da categoria corresponde à conquista dos direitos de cidadania dos catadores.

Publicação
/ (In)sustentabilidades, Urbanidades
Valéria Bastos, Márcia Regina Gomes Botão

O artigo documenta a realidade ds catadores de material reciclável, segmento de trabalhadores expostos a toda sorte de adversidade, no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, tornando visível os desafios para a gestão pública e as políticas voltadas para a formalização e inclusão do catador no mercado de trabalho.

Projeto
/ (In)sustentabilidades, Urbanidades
Valéria Bastos

A pesquisa investiga a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos a partir da celebração do Acordo Setorial de Embalagens, para verificar se vêm ocorrendo a inclusão sócio produtiva dos catadores por meio da incorporação das cooperativas no processo de gestão e logística reversa, visto que é um ponto fundamental da agenda pública na área de resíduos sólidos no país.

Projeto
/ (In)sustentabilidades, Urbanidades
Valéria Bastos

A pesquisa analisa a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus desdobramentos no processo de organização e garantia de trabalho e renda para as organizações dos catadores e catadoras de materiais recicláveis do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, após 10 anos da lei sancionada.

Publicação
/ Urbanidades
Ana Carolina Balthazar

O artigo aborda as concepções de tempo apresentadas na mídia impressa para narrar a expansão urbana da cidade do Rio de Janeiro em direção à Barra da Tijuca, Zona Oeste, no final dos anos 1960 e 1970, mostrando como as estratégias de expansão da cidade combinadas à atuação da mídia produzem uma narrativa de construção espacial que continuamente nega a mudança.

Audiovisual
/ Urbanidades, Visualidades

Um retrato dos últimos meses da ocupação popular de uma antiga fábrica na zona norte do Rio de Janeiro no qual a história do espaço é contada por meio das memórias de seus moradores e trabalhadores.

Publicação
/ Urbanidades
Organizadores: Bruno Carvalho; Mariana Cavalcanti; Vyjayanthi Rao

O livro traz um conjunto de análises sobre as implicações dos grandes projetos de transformação urbana no contexto dos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, mostrando como os projetos mobilizaram expectativas da população sobre o direito à cidade, impelindo os cidadãos à contestação e ao ativismo por futuros mais democráticos.

Publicação
/ Urbanidades
Paulo Fontes; Mariana Cavalcanti

O artigo debate as relações entre memória e patrimônio industrial, a partir da análise de trajetórias de vida e trabalho ligadas à fábrica de leite da Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Publicação
/ Urbanidades
Mariana Cavalcanti

O artigo aborda o Programa de Aceleração do Crescimento nas Fave­las em Manguinhos, antiga zona in­dustrial do subúrbio carioca, examinando as transformações im­postas pelo PAC às relações de poder e os novos sujeitos políticos que atuam nos interstícios das estruturas de informalidade urbana constitutivos da vida nas favelas cariocas.

Publicação
/ Urbanidades
Mariana Cavalcanti

O artigo trata do programa Morar Carioca, lançado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 2010 com o objetivo de urbanizar todas as favelas da cidade até 2020, e analisa a trajetória do agrupamento 26, formado por 8 favelas na região da “Barra Olímpica”, a partir da experiencia de atuação no escritório de arquitetura responsável pela execução do programa.

Publicação
/ Urbanidades
Julia O’Donnel; Lilian Sampaio; Mariana Cavalcanti

O artigo trata do processo de urbanização da Zona Oeste carioca e das transformações simbólicas, políticas e materiais da região da Barra Olímpica, para pensar como as categorias “futuro” e “ruína” se entrelaçam no desenvolvimento dessa região da cidade.

Publicação
/ (In)sustentabilidades, Visualidades
Ana Gabriela Morim; André Demarchi; Maria Raquel Passos Lima; Suiá Omim

Na entrevista, Nora Bateson fala sobre as escolhas cinematográficas que envolveram a concepção do filme “Uma ecologia da mente”, que homenageia a atualidade do pensamento e da diversificada obra de seu pai, Gregory Bateson.

Publicação
/ (In)sustentabilidades, Urbanidades
Maria Raquel Passos Lima

O artigo analisa o caso de contaminação do “condomínio Volta Grande IV” por resíduos industriais da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ). A partir da noção de “infraestrutura siderúrgica”, enfoca a política em torno da toxicidade, evidenciando como os resíduos articulam estratégias corporativas e processos de contestação social.

Publicação
/ Visualidades
Maria Raquel Passos Lima

O artigo analisa a experiência de Eduardo Coutinho no documentário Boca de lixo como um caso exemplar num complexo jogo de capturas, ocultamentos e revelações envolvendo relações materiais e simbólicas agenciadas pelo lixo, através das quais vidas, territórios, políticas e sujeitos são constituídas e potencialmente recriadas.

Publicação
/ Visualidades
Organização Ana Gabriela Morim; André Demarchi; Maria Raquel Passos Lima; Suiá Omim

Etnografia, arte e imagem são os temas do dossiê comemorativo dos 10 anos da Enfoques, revista dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.

Publicação
/ (In)sustentabilidades, Urbanidades
Maria Raquel Passos Lima

O artigo analisa a economia da reciclagem na região metropolitana do Rio de Janeiro, a partir do trabalho dos catadores. Ao pôr em foco as práticas da catação, estas se revelam processos de recriação de valor que envolvem um conhecimento sensível e que definem um tipo de gestão de resíduos capilar e artesanal assim como uma política das matérias plásticas.

Urbanidades

Abrange a reflexão sobre a produção das cidades, tecnopolíticas de governo, infraestruturas e ruínas urbanas, assim como espacialidades, materialidades e práticas sociais e simbólicas de fazer a vida no meio urbano desde as suas margens, englobando mundos do trabalho e economias populares, informalidades e ilegalismos, e ainda conhecimentos e modos de vida contra-hegemônicos e/ou decoloniais.

(In)sustentabilidades

Voltada para a análise de problemáticas relacionadas ao meio ambiente e ao antropoceno, como práticas de gestão e disposição de resíduos, consumo de massa e descartabilidade, controvérsias públicas, risco e os efeitos de projetos de desenvolvimento e atividades industriais como poluição e contaminação tóxica. Também abrange mobilizações populares e processos políticos de resistência em vista de práticas corporativas que afetam o meio ambiente conformando fenômenos de injustiça e racismo ambiental.

Visualidades

Busca explorar múltiplas linguagens, suportes e meios técnicos capazes de enquadrar e refletir sobre fenômenos residuais, alijados do campo de visão, que residem no antecampo ou sob distintos regimes de (in)visibilidade. A estética, a arte, a performance e o audiovisual assumem uma dimensão metodológica e epistemológica, como forma de tematizar e construir conhecimento através do campo do sensível, por meio da análise e produção de narrativas audiovisuais, performáticas e etnográficas de práticas, modos de vida e universos residuais.