O filme “A foz em erosão” é um resultado inicial da pesquisa de doutorado intitulada “Memória e identidade de pescadores artesanais de Atafona frente ao avanço do mar”.
Nesse estudo, a pesquisadora do ResiduaLab, Julia Dias, desenvolve uma pesquisa etnográfica e imagética com intuito de investigar como as famílias de pescadores artesanais residentes em ilhas fluviomarinhas lidam com o contínuo avanço do mar e com as mudanças ocasionadas por esses processos.
SINOPSE
Na praia de Atafona, situada no município de São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, o mar avança desde 1970, tendo destruído mais de 500 casas. O filme apresenta narrativas acerca do assoreamento do rio Paraíba do Sul e do avanço do mar em Atafona, a partir de um olhar sobre a infraestrutura da água e da sua influência no processo erosivo. Pescadores artesanais, moradores e veranistas contam como era o local e as possíveis causas da erosão costeira, que envolve ações humanas e a formação de uma paisagem antropogênica.