O item widget-area-1 não está registrado ou não possui um arquivo view.php.

Blog

Texto da fala de Maria Raquel Passos Lima na Audiência Pública sobre Coleta Seletiva Inclusiva realizada pela Defensoria Pública do Estado do RJ no dia 01/03/2024, disponível em pdf aqui. Boa tarde, eu sou Maria Raquel, sou antropóloga, professora…
The “Waste and city videos series” is the result of an institutional partnership between Amsterdam University College (AUC), Interdisciplinary Social Science (UU) and the Laboratory of Social Studies of Waste – ResiduaLab/ UERJ. In June 2023, the Urban Anthropology…
Uma pequena fábula dos nossos tempos. Um belo dia um usuário do instagram descobriu um paradisíaco lago azul, na cidade russa de Novosibirsk. Imediatamente, a água cristalina pareceu o local perfeito para cliques e poses a serem exibidas na rede social. As…
É com imensa alegria que convidamos para o lançamento do Laboratório de Estudos Sociais dos Resíduos da UERJ! Na live de lançamento, as pesquisadoras do laboratório irão conversar sobre um novo campo que se abre para a pesquisa antropológica,…
Catadores e catadoras organizados representantes de diversas cooperativas da região metropolitana do Rio de Janeiro e articulados ao Movimento Eu Sou Catador (MESC) fizeram uma manifestação na sede da prefeitura do Rio na segunda-feira (06/08/2018). Uma comissão de catadores…
O catador de material reciclável Willen sofreu uma ação de repressão e censura no dia 03 de janeiro de 2019  por parte de policiais militares. O motivo? Uma frase que estampava sua carroça. Assim como Willen, milhares de pessoas…
Os catadores de materiais recicláveis desde 2001 se organizaram em um Movimento Nacional. Em Jardim Gramacho, os catadores também possuem uma longa história de luta e de organização. Essa história resultou na fundação de cooperativas, onde os catadores exercem seu…
Impacto estético para efeitos ambientais. Essa é uma das definições possíveis para a série fotográfica The Prophecy, parceria entre o fotógrafo Fabrice Monteiro e Doulsy (Jah Gal), estilista e figurinista do Senegal e a organização Ecofund. As fotografias surrealistas foram tiradas no…
Na mundo de hoje, nos tornamos seres ultra-conectados, imersos em fluxos constantes de dados digitais, através de dispositivos tecnológicos como smartphones, tablets, computadores e afins. Os habitantes do século XXI, por causa da relação indissociável com estes aparelhos, tornam-se meio-ciborgues, já…