O item widget-area-1 não está registrado ou não possui um arquivo view.php.
/ (In)sustentabilidades, Urbanidades

Os desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis no Brasil diante da precarização do trabalho

Valéria Bastos, Márcia Regina Gomes Botão

Os catadores de material reciclável são um segmento de trabalhadores expostos a toda sorte de adversidade: condições de trabalho, marginalidade, insalubridade, insegurança, entre outros. O papel da gestão pública é de fundamental relevância para prestar apoio necessário na perspectiva de garantir trabalho e renda. Neste estudo exploratório, documentamos a realidade atual desses trabalhadores no Brasil, no estado do Rio de Janeiro, município de Duque de Caxias, tornando visível desafios para políticas e gestão pública. As principais fontes da pesquisa consistiram em literatura produzida por diversos autores e na legislação pertinente, mídia eletrônica (jornais, programas de televisão, seminários), entrevistas do tipo semiestruturadas. A evidência indica que a relação do município com os trabalhadores é de total descaso, falta de apoio local. Imperativo é a existência de políticas públicas que ofertem aos trabalhadores condições dignas de vida e labor, por exemplo a formalização e inclusão do catador de material reciclável no mercado de trabalho e participação do poder público municipal.