O item widget-area-1 não está registrado ou não possui um arquivo view.php.

Notícia / 24 fev. 2023

XVI Reunião de Antropologia do Mercosul – GT 03: Água e Energia na Antropologia

por ResiduaLab

Entre os dias 1 e 4 de agosto de 2023, acontecerá a XIV RAM (Reunião de Antropologia do Mercosul), sediada na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

O GT 03 é coordenado pela pesquisadora associada do ResiduaLab/ Uer, Camila Pierobon (San Diego State University), junto a Julia O’Donnel (UFRJ) e Ana Spivak (CIS CONICET-IDES).

As inscrições de resumos estão abertas até dia 20 de março.

Proposta do GT:

“A água e a energia são bens vitais e essenciais para o desenvolvimento da vida social. Porém, o acesso, os usos e suas imbricações em atividades produtivas marcam importantes diferenças em termos históricos e geográficos, mas também culturais, de classe social, de gênero e raça. Nesse sentido, os estudos da água e da energia, independentemente ou em relação, vêm ganhando cada vez mais espaço na Antropologia. Diferentes autores chamam atenção para a multiplicidade das águas, desnaturalizando uma visão universalizante sobre os seus sentidos. Outros têm se comprometido com questões sobre a produção de energia, sobre as políticas energéticas, sobre resistências e sobre as intersecções entre energia e poder. Em diálogo com essa produção, o GT se propõe a discutir diferentes formas de manejo da água e do uso da energia em contextos latino-americanos. A intenção é avançar a reflexão sobre, por um lado, a água e a energia como partes essenciais da produção da vida e, por outro, como inseridas em relações de saber-poder por meio padronizações, cálculos e métricas que entram em conflito com outras ontologias e cosmologias, engendrando disputas que envolvem as commodities, o estado e as comunidades. Serão bem vindos trabalhos que reflitam sobre problemas gerados pelo acesso desigual à água e à energia, sobre os usos, sobre arranjos sociotécnicos que envolvem esses recursos e sobre as infraestruturas, dentre outras abordagens que dialoguem com esse campo analítico em expansão.”

Mais informações sobre o evento pelo link: https://www.ram2023.sinteseeventos.com.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=170