O filme “A foz em erosão” (dir: Julia Dias Pereira, 2024) da pesquisadora do ResiduaLab, Julia Dias Pereira, foi selecionado para IV Mostra Latinoamericana de Filmes Etnográficos, organizado pelo NAVIS-UFRN, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de novembro, na modalidade online e presencial.
A programação contará com exibições de filmes selecionados, tanto presencialmente quanto online, e mesas temáticas com os realizados, que falarão sobre suas obras e abordagens. O filme de Julia será exibido na sessão “Comunidade, Resistência e Identidade” no dia 27/11.
Você pode conferir a sessão por este link: https://www.youtube.com/watch?v=FJnvK7J7xkY
🎥 A foz em erosão. 12min, 2024.
Na praia de Atafona, situada no município de São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, o mar avança desde 1970, tendo destruído mais de 500 casas. O filme apresenta narrativas acerca do assoreamento do rio Paraíba do Sul e do avanço do mar em Atafona, a partir de um olhar sobre a infraestrutura da água e da sua influência no processo erosivo. Pescadores artesanais, moradores e veranistas contam como era o local e as possíveis causas da erosão costeira, que envolve ações humanas e a formação de uma paisagem antropogênica.