O item widget-area-1 não está registrado ou não possui um arquivo view.php.

Notícia / 7 mar. 2024

Lise Sedrez – Ciclo de Seminários do ResiduaLab de 2024

por ResiduaLab

Nesta sexta-feira, dia 15/03, às 10h30, teremos a abertura do Ciclo de Seminários do ResiduaLab de 2024! O seminário ocorrerá na UERJ (9o andar, bloco F, sala 9043).

Na ocasião, teremos conosco Lise Sedrez, professora do Instituto de História da UFRJ e coordenadora do LabHen, com a palestra “Mergulhando na (História) da Baía de Guanabara: as pesquisas, as perguntas, os atores humanos e não humanos“.

“Após 25 anos bebendo das fontes da baía de Guanabara, Lise Sedrez debate sobre o que se escreveu e o que precisa ainda ser escrito da história ambiental da Baía. Como incorporar pesquisa de arquivos com análises sócio-ambientais, que contemplem as populações humanas e não humanas da Baía. É possível desenhar uma agenda de pesquisa que tenha a Guanabara como foco central?”

• Sobre a palestrante:
    Lise Sedrez é professora associada do Instituto de História/UFRJ e vice-presidente da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental. Bolsista de Produtividade do CNPq, publica sobre história ambiental urbana, história dos desastres e humanidades digitais. Fundou e editou até 2029 a BOHA – Bibliografia Online de História Ambiental da América Latina. Suas últimas pesquisas discutem as enchentes em Buenos Aires e Rio de Janeiro, os processos de desindustrialização e impactos ambientais, e a Baía de Guanabara. Coordena um projeto de extensão sobre história ambiental na Wikipedia em português.