O item widget-area-1 não está registrado ou não possui um arquivo view.php.

Notícia / 17 jan. 2025

Defesa de Tese – Michel Misse Filho

por ResiduaLab

No dia 17, aconteceu a Defesa de Tese do pesquisador do ResiduaLab, Michel Misse Filho.

A tese foi intitulada como “A poluição como problema público: um século de desigualdades ambientais, sociais e urbanas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”.

A banca de arguição foi composta pela orientadora Mariana Cavalcanti (Iesp-Uerj), Rogério Jerônimo Barbosa (IESP-UERJ), Júlia Galli O’Donnell (UFRJ), Suyá Quintslr (UFRJ) e Eduardo César Leão Marques (USP).

A defesa aconteceu hoje, no IESP/UERJ, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

 Segue o resumo:

“Esta tese busca compreender os mecanismos de produção da desigualdade ambiental, investigando-a como um componente de desigualdades sociais e dinâmicas urbanas. Para tanto, abarcamos as desigualdades de saneamento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entre as décadas de 1930 e 2020, e a constituição histórica de um problema público em torno do icônico caso de poluição da Baía de Guanabara, conjugando pesquisa documental, em acervos de jornais e estatísticas históricas. Identificamos que a poluição inicialmente se constituiu como um problema de biodiversidade, ganhou dimensão enquanto pauta de saúde pública e se tornou constitutivo da política fluminense a partir das diversas promessas não cumpridas de despoluição. No entanto, as desigualdades relacionadas a este processo foram insuficientemente representadas, e buscamos expô-las através de uma análise longitudinal e espacial das infraestruturas de saneamento básico nos territórios.”