O item widget-area-1 não está registrado ou não possui um arquivo view.php.

Notícia / 9 dez. 2024

Da abundância à escassez: mudança climática e tecnodiversidade – Mesa Redonda

por ResiduaLab

No dia 12/12 às 16h, ocorre o segundo dia do evento “Extrativismos do fim do mundo e respostas anticoloniais”, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. A última mesa do evento “Da abundância à escassez: mudança climática e tecnodiversidade” acontece às 18h. A mesa contará com a coordenadora do ResiduaLab, Maria Raquel Passos (UERJ), Walter Lippold (INCT/UFF) e tem mediação de Lula Pinto (Unicap).

O evento é organizado pela Rede Lavits.

O encontro discutirá as relações entre os processos de colonialismo digita, a antropologia dos resíduos e uma epistemologia do antropoceno, bem como as propostas de outros modos de relações entre a tecnologia e diferentes territórios a partir do Sul Global.

Sobre os participantes:

Maria Raquel Passos Lima é antropóloga e professora adjunta do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da UERJ. Na UERJ, coordena o grupo de pesquisa ResiduaLab – Laboratório de Estudos Sociais dos Resíduos. É autora dos livros O Avesso do Lixo: materialidade, valor e visibilidade (Editora UFRJ, 2021) e Boca de Lixo visto por (7 Letras, 2019). Suas pesquisas articulam antropologia urbana, ambiental e visual.

Walter Lippold é pesquisador e editor do Projeto História Social das Propriedades e direito de acesso, do INCT/UFF. Doutor em História pela UFRGS (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), possui Especialização em História do Mundo Afro-Asiático (2005) e Licenciatura Plena em História pela Faculdade Porto-Alegrense (2003). Tem experiência de pesquisa na área de História da Tecnologia, História Intelectual, História do Mundo Afro-Asiático e formação de pesquisadores e professores.

Lula Pinto é doutor e mestre em Sociologia e graduado em jornalismo pela UFPE. É docente permanente e Coordenador no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Indústrias Criativas e professor no curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). As pesquisas que desenvolve têm ênfase em estudos de-coloniais da ciência e tecnologia, pedagogias afroperspectivistas e tecnologias livres.