Residualab participa de missão científica na Finlândia!
A coordenadora do ResiduaLab, Maria Raquel Passos Lima, esteve na Finlândia em uma missão científica com uma bolsa de mobilidade de curta duração financiada pela FAPERJ como parte do edital ERC CONFAP CNPq. O objetivo foi promover o intercâmbio da produção científica nacional e fluminense integrando pesquisadores brasileiros em projetos europeus que contribuam para o avanço da ciência.
Com o projeto “Developing Anthropology of Waste in Brazil: How and Why Waste Matters in the Global South”, Maria Lima integrou durante sua estadia a equipe do projeto WasteMatters, sediado na Universidade de Tampere. Coordenado por Olli Pyyhtinen, o projeto explora etnograficamente os resíduos a partir de uma perspectiva mais que humana para analisar seu papel na constituição da sociedade contemporânea em vista de futuros mais sustentáveis.
Maria Raquel participou da primeira atividade da missão finlandesa com a apresentação no Science and Technology research seminar “Thinking and becoming with waste: material re-constitutions”. Na sessão, o grupo de pesquisa Waste Busters apresentou metodologias sociomateriais para abordar a economia circular. Representando o Residualab, Maria discutiu a dimensão política dos resíduos desde o Sul Global a partir de suas pesquisas no Rio metropolitano com a apresentação “Waste becoming rights: residual infrastructures and circular economy from below in Rio de Janeiro”.