Notícia / 14 fev. 2023

Disciplina – “Mudanças climáticas, vida urbana e resistências – no PPCIS/UERJ

Neste primeiro semestre de 2023, uma de nossas coordenadoras, Maria Raquel Passos Lima (@mariaraquel_ ) ministrará uma disciplina no @ppcisuerj: “Mudanças climáticas, vida urbana e resistências”

“A contemporaneidade, marcada pelo Antropoceno, traz consigo desafios específicos, imprimindo outras escalas, temporalidades e espacialidades que requerem novos modos de pensar e agir. As mudanças climáticas constituem um dos maiores desafios do presente, em termos epistemológicos e políticos, e suas implicações se dão em diversos níveis, na medida em que afetam de modo específico e desigual populações rurais e urbanas em todo o planeta. Tal cenário reconfigura de modo crítico as fronteiras entre natureza-cultura, local-global, rural-urbano, humano-não-humano, ciência-política, entre outras. O curso tem o objetivo de apresentar um panorama com alguns dos principais debates contemporâneos a respeito das mudanças climáticas, com interesse particular nas implicações para os modos de vida nas cidades, que apontam problemáticas e resistências e fornecem ao mesmo tempo potenciais caminhos analíticos e políticos.

O curso se vincula e integra a agenda de atividades do Laboratório de Estudos Sociais dos Resíduos da UERJ (www.residualab.uerj.br), cujo trabalho fomenta o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a área temática de “Cidades e Meio Ambiente” no PPCIS. O curso contará com a participação do professor e pesquisador do ResiduaLab @rodrigobulamah, e a programação ao longo do semestre será complementada com atividades
extracurriculares realizadas pelo Laboratório, como seminários e outras, voltadas para a temática do curso (a serem confirmadas), de modo a estimular a participação dos estudantes e também o diálogo e a troca da universidade com iniciativas e grupos da sociedade civil.”

Você pode conferir a ementa completa pelo link: http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Topicos-Especiais-Mudancas-climaticas-vida-urbana-e-resistencias-Maria-Raquel.pdf

Inscrições (alunos externos): 13 a 16/03