Notícia / 15 ago. 2022

“Urbanismo Reparativo: Palestra Nate Millington

Na próxima quarta-feira, dia 17 de agosto, Nate Millington, professor do Departamento de Geografia e do Manchester Urban Institute da Universidade de Manchester, ministrará a palestra “Urbanismo Reparativo: A reutilização e ressignificação da infraestrutura na cidade desigual”, como conferência de abertura do curso sobre águas urbanas ministrado pela professora do IESP-UERJ e coordenadora do Grupo Casa (UERJ) e também do ResiduaLab (UERJ), Mariana Cavalcanti.

A pesquisa de Millington é centrada nas políticas do ambiente urbano em tempos de crise climática, particularmente na governança das águas e resíduos urbanos. Seu atual projeto de pesquisa é dedicado à compreensão das relações entre a crise climática, o capitalismo financeiro e infraestruturas em cidades marcadas por intensas desigualdades.

Além disso, teremos a exibição do filme “Cidade Ocupada”, seguido de debate mediado por Maria Raquel Passos Lima (UERJ/ResiduaLab) e Camila Pierobon (CEBRAP/ResiduaLab/Grupo de Estudos sobre infraestruturas/ Urbano).

O evento será presencial e ocorrerá na sala Olavo Brasil, no IESP (Rua da Matriz, 82), às 16h.