O ResiduaLab inaugura a série de vídeos “Waste and city”, resultado de uma parceria institucional entre a Amsterdam University College (AUC), a Interdisciplinary Social Science (UU) e o Laboratório de Estudos Sociais de Resíduos – ResiduaLab/ UERJ.
Em junho de 2023, foi realizado em Amsterdã o Urban Anthropology Lab (UAL), curso intensivo coordenado e ministrado pelo Prof. Dr. Roy Gigengack, com participação de Maria Raquel Passos Lima. Essa colaboração levou à produção de uma série de vídeos abordando questões urbanas relacionadas a resíduos e à cidade de Amsterdã por meio da antropologia visual.
Ao longo dessa postagem, você encontra todos os vídeos da série, que serão adicionados conforme são lançados.
Vídeo #1 é de Manoela Rutigliano
Sinopse
Inspirado no trabalho de Maria Raquel Passos Lima, este curta apresenta uma pesquisa urbana e antropológica através da pergunta “o que é lixo?”. Essa análise é então explorada por evidências visuais da presença de objetos aleatórios que são descartados em cestas de bicicletas em Amsterdam. A partir dessas observações, Rutigliano apresenta uma reflexão sobre o processo em que esses objetos obtêm o poder de enojar e, portanto, tornam-se lixo. Desta maneira, ser lixo é entendido como um estado adquirido contextual e fenomenologicamente ao invés de uma condição inerente.
Quem é Manoela Rutigliano?
Sou de São Paulo, mas agora moro em Amsterdã. Sou estudante de antropologia, sociologia e cultura visual na Amsterdam University College. Tenho um grande interesse acadêmico no meio artístico, cultural e curatorial.